Flavinha no Mundo da Lua

Esse blog é para quem quer ficar atualizado no que acontece no mundinho dessa menina maluquinha. Principalmente, para ter notícias das aventuras argentinas...

quarta-feira, junho 07, 2006

Já encontrei o que Brasil e Argentina tem em comum (infelizmente)

Antes de começar a escrever, tenho que fazer uns esclarecimentos. Sei que o tom do meu blog vem sendo bastante humorado, com casos engraçados e por que nao, inusitados. Porém este post vai ser um pouquinho diferente (vocês logo saberao porque), afinal nao posso ver tudo isso sem escrever uma linha sequer.
Quando eu cheguei aqui, a primeira coisa que falei quando vi o prédio da Escuela de Ciencias de la Información (e isso está lá num dos primeiros post): "Ai que saudades da Fafich e do meu queridíssimo curso de comunicaçao". O tempo foi passando, e fui só ficando cada vez com mais raiva do sistema educativo Argentino, que a princípio eu nao conseguia entender bem. Depois com as primeiras provas, fui ficando ainda com mais raiva, afinal que método avaliativo é esse???? Que nao pede para que o aluno relacione conceitos ou faça sua própria intepretaçao do estudado (claro com fundamentaçao), e se retringe a pedir que os alunos apenas reproduzam textos, e isso, sinceramente, é melhor que o próprio autor diga, né???? E para piorar, depois de todas essas provas de que estava tudo errado, ainda presenciei uma conversa que me deixou ainda mais desolada.
Estava eu na aula de Movimientos Estéticos y Cultura Argentina, quando uma das meninas do meu grupo, estava contando que estava procurando um estágio e que em um dos lugares uma moça fez o seguinte comentário quando ela falou que estudava na Universidad Nacional de Córdoba "Nós nao contratamos o pessoal da Nacional, porque elés formam críticos, e nós queremos jornalistas". Nisso eu fiquei com uma cara de interrogaçao de todo o tamanho, afinal como eles podem ser críticos se os professores nao dao margem para que os alunos desenvolvam uma opiniao própria??? Mas hoje eu consigo compreender um pouco melhor a formaçao deles, bem mais téorica que a da UFMG, pretende dar uma base bem sólida para só no final do curso poderem desenvolver suas próprias idéias.
Além de toda essa confusao do esquema de ensino, nao posso deixar de mencionar que a instituiçao Universidade anda meio em crise por aqui. É greve atrás de greve, e as greves aqui sao diferentes do Brasil, no começo é um dia e depois só vao aumentando as paralizaçoes, a última foi de uma semana... E ao contrário do Brasil, nao há reposiçao das aulas perdidas, fica tudo por isso mesmo, os alunos que se f******. Aqui a principal reivindicaçao dos docentes é pelo salário, dá para acreditar que aqui o salário do professor é pior que o do Brasil???? Além do mais aqui nao tem essas gratificaçoes por pesquisas realizadas nem nada... Enfim o apoio a pesquisa é praticamente nulo, iniciaçao científica entao??? com bolsa??? Nem nos melhores sonhos...
Diante desse quadro um tanto quanto assustador, fiquei aliviada de estudar no Brasil e me graduar na UFMG, uma das universidades mais bem conceituadas quando se fala em comunicaçao. Mas como alegria de pobre dura pouco.... Via e-mail me enterei da terrível crise que o meu querido curso de comunicaçao está passando. Se antes já reclamávamos da falta de professores, parece que a situaçao só tem piorado. Com a licensa, e o afastamento de alguns docentes, o curso já nao conta com professores de Relaçoes Públicas e de Publicidade, e devido a isso, algumas matérias foram canceladas e nao há previsao para concurso ou mesmo para a contrataçao de novos professores. Com essa situaçao desoladora, nao sem razao, os alunos farao o enterro do curso de comunicaçao. E para minha tristeza acabo descubrindo mais semelhanças entre a universidade aregentina e a brasileira: ambas vivemos um momento de crise...

3 Comments:

At 6:35 AM, Blogger Thiago Hoerlle said...

Que triste ver as universidades passando esses apertos.

Mas eu entendi direito? O Curso de comunicação vai ACABAR????

 
At 9:41 AM, Anonymous Anônimo said...

Querida Fla,
snif, snif, snif... Como é triste ver a desvalorização do ensino tanto no Brasil quanto na Argentina.
Fiquei pensando que se abrir concurso para professores na Comunicação/UFMG será a "hora" da Claudinha, não? Já pensou?
Bom, espero que vc consiga concluir esta etapa sem maiores sobressaltos, se isso for possível.
Beijões da
Lulu.

 
At 8:30 PM, Anonymous Anônimo said...

Flavinha... obrigada por fazer esse desabafo! Fico mais aliviada!
Tô louca de saudades da minha faculdade tb. É bom ver que o Brasil nao tá tao mal assim...

Beijocas da Jana

 

Postar um comentário

<< Home